quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como funciona o teclado













Você pode pensar o que teclado é um dispositivo simples, mas na verdade não é bem assim… O teclado possui um processador próprio encarregado de interpretar os sinais das teclas, ele é encarregado de detectar desde uma simples tecla pressionada à combinações de teclas que podem executar funções secundárias ou simplesmente confundir ele mesmo. Como exemplo, tente executar a seguinte combinação: pressione a segure a tecla E, ainda segurando a tecla E pressione e segure a tecla C e em seguida pressione e segure a tecla U, você deve está se perguntando: “ôxe, cadê o U?”, esse é um dos segredos maléficos do teclado!

O teclado é formado basicamente por uma matriz, chamada de matriz do teclado (nada mais lógico). Quando uma tecla é pressionada, o circuito na matriz correspondente aquele ponto é fechado, permitindo assim a passagem de uma pequena corrente elétrica, dessa forma o microprocessador do teclado captura o sinal e compara com a matriz de caracteres, que fica armazenada na memória ROM do teclado, qual tecla foi pressionada. A figura a seguir ilustra a

matriz do teclado, cada ponto corresponde a exatamente uma tecla.

Os caracteres fantasmas
O problema da terceira tecla não aparecer, fenômeno conhecido como caracteres fantasmas, acontecem devido a maneira como o processador identifica os sinais provenientes das teclas pressionadas. Quando você segura uma tecla, o processador identifica isso como se você estivesse pressionando a tecla várias vezes. O problema ocorre quando você tenta pressionar 3 teclas em que 2 delas estejam na mesma linha da matriz do teclado, logo, como as teclas estão na mesma linha, o processador acaba não conseguindo identificar o sinal da terceira tecla, pois para ele a primeira tecla que é verificada primeiro (no caso da nossa combinação) está sendo pressionada várias vezes.
Para comprovar experimente algumas outras combinações, esse fenômeno não acontece somente com o combinação mencionada. Caso deseje uma explicação mais técnica a respeito
desse assunto visite esse link.

Padrões de teclado
Talvez você nunca tenha se perguntando o porquê das teclas não serem dispostas em ordem alfabética, mas a resposta é simples! Se o teclado fosse disposto em ordem alfabética a digitação seria muito mais lenta! Para chegar a disposição de teclas mais famosa da atualidade foram feitos profundos estudos para termos o layout que usamos hoje, o padrão QWERTY (99,999% de chance de ser o padrão do seu teclado).
Esse layout tem esse nome porquê essas são as 5 primeiras teclas do teclado. Existem outros layouts como o DVORAK (tem esse nome devido o seu criado August Dvorak), esse padrão mantém de um lado as vogais e do outro as consoantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário