quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Apague definitivamente os dados do seu HD













Nem todo mundo sabe, mas quando um HD é formatado, alguns dados ali contidos ainda podem ser recuperados, pois a formatação como conhecemos não apaga os arquivos definitivamente. Se durante a gravação do novo sistema a ser usado nada for gravado em cima dos dados antigos, ainda é possível recuperar os arquivos, até mesmo senhas e códigos de segurança.
Por isso vender HD usados, mesmo depois de formatados, pode oferecer certo risco à sua privacidade e até mesmo à sua segurança.
É praticamente impossível deixar o HD totalmente limpo, mas algumas manobras e alguns programas podem ser utilizados para apagar definitivamente seus arquivos, ou pelo menos grande parte deles.

Zero Fill

Um método de limpeza definitivo do disco é o chamado Zero Fill que, como o próprio nome sugere, consiste em colocar, em cada bit do HD, o valor binário zero, como quando o disco sai de fábrica.
Veja abaixo algumas informações importantes que você precisa saber para a execução desta tarefa.
Normalmente os próprios fabricantes disponibilizam softwares para executar o Zero Fill, por isso descubra a marca do seu HD e acesse o site do fabricante para ter certeza que o programa utilizado é o correto.

Se você possui mais de uma partição do HD, salve tudo o que deseja de todas as partições, pois o Zero Fill apaga completamente todo o disco rígido. E lembre-se, depois de executado este método de limpeza, é praticamente impossível recuperar os dados perdidos.

Os fabricantes recomendam que o processo de Zero Fill não seja executado com muita freqüência, apenas quando for estritamente necessário.
Como saber quando fazer o Zero Fill


Os fabricantes de HDs possuem seus próprios softwares de diagnóstico de hardware, os quais permitem que você analise o disco em busca de problemas e falhas. Às vezes os Bad Block (blocos defeituosos do disco) podem ser reparados sem a necessidade de um Zero Fill.


Então este processo recupera HDs?


Zero Fill não é milagroso, mas se o problema no disco não for mecânico, normalmente este processo de limpeza pode resolver.


Programas

Além dos aplicativos que os fabricantes disponibilizam, existem outros programas que podem ajudar o usuário a liquidar de vez com os arquivos presentes em HDs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário